Dia a Dia de um Trader Profissional!

Fazer trading não é para todos. Há quem se aventure neste mundo, mas em pouco tempo acaba por se afastar, ora por ter perdido o dinheiro todo, ora por não ter tempo para a atividade.

Quem pensa que ser trader profissional é fácil, desengane-se! Quem quiser realmente viver disto como profissão e ganha-pão, tem que abdicar de algumas coisas e ter uma rotina constante. Agora se pretende ter apenas um rendimento extra, então o despender de algumas horas diárias ou por semana poderá ser suficiente.

O Trader Profissional

O dia-a-dia de um trader não é fácil. Eles são pessoas normais, também comem, dormem e precisam de se divertir, ter atividades de lazer. Mas no que toca à sua atividade, há que manter rigor, manter a rotina.

Neste artigo tentarei dar uma “achega” do que passa um trader profissional diariamente. Isto contando em que apenas faz o trading; estou por isso a excluir os momentos em que tem de ir tratar de assuntos pessoais!

Estabelecimento de Horários

Todo e qualquer trader tem um horário estabelecido para as suas rotinas.

Nota: vou estabelecer um horário apenas para facilitar os pontos de análise do dia a dia de um trader.

08:00

Por norma, após uma boa noite de sono, há quem aproveite a hora do pequeno-almoço para fazer uma revisão às notícias desportivas. Resultados de jogos, baixas, análises de equipas, análise de estatísticas nos diários desportivos, etc.

Pode inclusive sair de casa, ou ir para o local onde faz trading (se tiver um local físico fora de casa), para tomar o pequeno-almoço, parar numa papelaria e adquirir os diários desportivos, por exemplo. Ou aproveitar os que existem nos cafés, ou caso contrário, se ficar em casa, percorrer os websites da especialidade (modalidade pela qual muitos traders optam).

09:00

Depois da atualização de informação, há quem opte por analisar o dia anterior ao trading. Esta é uma prática comum da maioria dos profissionais. Pois assim, de cabeça limpa, conseguem analisar o que correu de mal no trading efetuado, o que correu de melhor, e assim fazer uma retrospetiva do que há a corrigir ou a manter.

Este é um passo importante para a evolução de um trader, bem como para sua avaliação. Depois permite que no dia em que vai fazer trading, os seus níveis de concentração estejam no máximo. Assim conseguirá retirar o máximo proveito do dia que se segue.

10:30

Terminada a avaliação do dia anterior, é hora de dar início ao dia de trading. Faço aqui um aparte para informar que o trader profissional nem todos os dias vai a jogo. Por exemplo, durante a semana é raro haver jogos ou corridas de cavalos interessantes para apostar (aqui poderá haver meia dúzia por dia), mas quando há mais movimento é ao fim de semana! Por tanto a maioria dos dias da semana poderá ser apenas para estudo de trading para o fim de semana!

Ora, é por esta altura que o trader começa a avaliar os jogos (ténis, futebol, basquetebol) e corridas de cavalos para o dia. Irei focar-me nas corridas de cavalos, pois há todos os dias, ao contrário dos jogos de futebol. Além de que o ideal é que um trader se especialize num determinado desporto!

Há que avaliar as várias corridas e tamanho de field para decidir em qual focar a atenção. Como referi durante a semana há poucas corridas, mas ainda assim entre 6 corridas é possível identificar uma boa para fazer trading. Por isso é importante avaliar corretamente e planear o trading a fazer, também consoante o seu estilo de trader.

Se for um trader de estilo “Swing Trading”, então este é baseado numa análise técnica sólida, em que segue a monitorização do preço nas escadas (isto ao usar software de trading com a função, como o Geeks Toy). As corridas a escolher tendem a ser aquelas com pelo menos um favorito ou dois favoritos claros. Pois é nesses que a ação se irá centrar.

Durante a análise para as corridas, é ainda avaliado as condições da pista, condições climatéricas, enfim, tudo o que possa influenciar as corridas de cavalos. Bem como as estatísticas de corridas anteriores dos cavalos participantes. Isto terá que ser feito até à hora de início da corrida.

Depois há que manter um acompanhamento dos preços ao longo do dia. Aí irá entrar o tipo de trader que é. Se é um trader pré-corrida, ou trader ao vivo. São muitos os traders profissionais que optam pelo trading pré-corrida.

São várias as estratégias de trading usadas. Apostar contra o favorito e a favor durante a corrida, entrar e sair várias vezes pré corrida, de modo a estabelecer um lucro. Isso são estratégias que o trader estabelece para si.

12:30

Terminada a análise e escolha de corridas que vou seguir, ou jogos, há que fazer a pausa para recarregar baterias. Até porque as corridas de cavalos tende a começar a partir das 13:00.

13:30

Hora de regressar para a frente do computador, pois as primeiras corridas de cavalos estão prestes a começar. E há que fazer algumas análises de última hora antes do início da corrida.

Há que ter também um bom acompanhamento ao vivo da corrida (TV Ligada), ou se tiver um computador com dois monitores, um para o acompanhamento outro para o software de trading. E está pronto para dar início ao trading ao vivo, pré-corrida ou durante a corrida.

Não esquecer que há que se manter fiel às suas bases de trading, aos princípios gerais do trading.

17:00

Esta poderá ser a hora de término do seu trading, isto se estiver de volta das corridas de cavalos. Mas também poderá ser o início de trading para jogos de futebol que tenha analisado previamente e que estejam para começar próximo desta hora.

Mas mais importante que isso, é manter o corpo alimentado, para não estar a fazer trading de barriga vazia, que pode levar ao cometer de erros idiotas, por estar a pensar que está com fome. Ou até mesmo aproveitar aqui como um intervalo para desanuviar a cabeça e preparar-se para as próximas horas de trading.

18:00

Para alguns traders é o terminar do dia de trading. Isto para quem se dedica apenas às corridas de cavalos. Para outros é o início da preparação do dia seguinte. E há ainda traders que iniciam o seu dia de trading apenas a esta hora, e passaram as restantes em análise de eventos e jogos.

É o caso de quem se dedica ao trading em jogos de futebol. Caso haja jogos de interesse durante a semana, é nesta hora que eles começam. Caso contrário, passam toda a semana a fazer a análise para os principais jogos que pretendem trabalhar.

20:30

Aconselhável nova pausa para o jantar, ou pelo menos para comer alguma coisa. Pois é uma hora em que ainda estão a decorrer vários jogos.

21:00

Regresso às lides do trading, e continuação da aplicação dos estudos feitos aos mercados durante o dia. Tanto poderá haver bons resultados, como maus.

00:00

Não é regra, mas grande parte dos traders tende a terminar o seu dia por esta hora. Mas há aqueles que se dedicam aos mercados sul-americanos (jogos de futebol), que começam a esta hora, ou mesmo aos traders de ténis, cujos torneios, dependendo da zona do globo podem começar ou terminar para lá da meia-noite.

Conclusão Sobre o Dia-A-Dia de um Trader Profissional

Como pode ver o dia-a-dia de um trader profissional tende a reger-se pro regras específicas. Pois se este é o seu ganha-pão, então há que estar praticamente todo o dia a analisar eventos e mercados, e por vezes poderá nem encontrar o mercado ideal para entrar.

O trader profissional apenas trabalha quando tem a certeza de que conseguirá ter lucro. Se os mercados ou eventos não lhe derem confiança para tal, ele não arrisca. Agora se for apenas um trader esporádico, que recorre ao trading como rendimento extra, mas tem outro rendimento principal, então pode dar-se ao luxo de ir a jogo apenas como o “feeling”.

Deixar comentário!

Most from this category